A entrada em operação comercial da usina hidrelétrica de Belo Monte está cada vez mais próxima. Nesta quarta-feira (17), a primeira turbina do empreendimento será acionada. Após seis anos do leilão e diversos problemas ambientais superados, o reservatório da usina alcançou a altura mínima para que o equipamento seja ligado.
Usina de Belo Monte ligará primeira turbina nesta quarta-feira (17). |
A entrada em atividade da turbinam com potência de 611 MW, inicia a fase de testes da hidrelétrica. Ao todo, 18 turbinas compõem a casa de força principal, com um total de 11.233 MW, ou seja, 98% da capacidade instalada de toda Belo Monte.
A comercialização da energia gerada pela turbina está prevista para 15 de março e, no dia 19, será a vez da primeira unidade geradora da casa de força complementar também entrar em operação comercial. A segunda casa de força é composta por seis turbinas, totalizando 233 MW de potência instalada.
De acordo com o presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo, o cronograma prevê uma nova turbina entrando em operação comercial a cada dois meses, totalizando mais quatro até o final do ano, em entrevista ao Valor Pro.
A usina ainda tem 20% da sua energia total descontratada e a Norte Energia – responsável por construir e operar a usina – considerava vender no mercado livre essa geração, mas a queda nos preços do setor fez com que os planos fossem alterados. A usina já está inscrita no leilão A-5, para vender o montante para distribuidoras.
Fonte: http://www.petronoticias.com.br/archives/80194