A adoção de práticas sustentáveis encontra cada vez mais espaço no mercado nacional, que amplia suas operações com fontes renováveis. É o caso da Enel, que vem gerando energia solar no estacionamento de uma das suas sedes e já alcançou a marca de 50 MWh em um ano de funcionamento.
Energia e sombra, ótimo exemplo de sustentabilidade. |
O volume, que representa um corte de 6,2 toneladas na emissão de dióxido de carbono, é suficiente para abastecer cerca de 25 residências.
"Apenas com a energia gerada pelo estacionamento, evitaremos a emissão de 6,2 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. A geração solar é uma ótima opção para países tropicais como o Brasil, onde há boa incidência de sol durante grande parte do ano" — ressalta o presidente da Prátil, Albino Motta.
O projeto permite a geração de energia para consumo próprio e o compartilhamento do excedente com o sistema elétrico. Segundo a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o excedente resulta em um crédito monetário na conta de luz de quem gerou a energia.
"Além de ser um sistema inteligente, as placas solares ainda dão sombra aos carros, o que agradou muito os funcionários" — comenta Motta.
O projeto, realizado na unidade da companhia em Niterói (RJ), é constituído por 175 paineis solares, instalados em uma área de 260 m². Desenvolvido pela Prátil, prestadora de serviços da Enel, o investimento atende às demandas por energia do próprio prédio da empresa.
175 painés solares em uma área de 260 m² atende às demandas por energia da empresa. |
Focada em novos projetos renováveis, a Enel vem ampliando seus aportes no mercado brasileiro e mantém altas as estimativas de crescimento para os próximos anos. No último mês de novembro, a companhia anunciou que irá investir um total de € 3,4 bilhões no Brasil até 2019, colocando o país como um de seus principais focos de desenvolvimento.
http://www.petronoticias.com.br/archives/79646