A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está fazendo pesquisas sísmicas usando caminhões vibradores em municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, em busca de informações sobre possíveis descobertas de petróleo e gás na Bacia Sedimentar do Paraná.
Caminhões vibradores em atividade. |
A área do estudo abrange 217 municípios do Paraná, 90 municípios de São Paulo e quatro municípios de Santa Catarina. “A Bacia Sedimentar do Paraná possui inúmeros indícios da ocorrência de petróleo e gás natural, mas ainda não possui campos produtores. Por isso, essa pesquisa tem por objetivo aumentar o conhecimento geológico e sobre o potencial petrolífero dessa grande bacia sedimentar”, declarou a agência.
O projeto de aquisição de dados foi contratado pelo órgão regulador em 2015 e está dentro do Plano Plurianual de Estudos de Geologia e Geofísica, usando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC). Grupos ambientalistas contrários à técnica de fraturamento hidráulico para obtenção de gás e óleo de xisto fizeram críticas às pesquisas sísmicas, mas a ANP declarou que os estudos não agridem o meio ambiente e que não possuem ligação alguma com a questão do gás não convencional.