A crise na indústria de petróleo chegou trazendo fortes impactos sobre o México. Com o objetivo de reajustar suas operações ao cenário de dificuldades, a Pemex planeja demitir mais de 10 mil funcionários ao longo dos próximos meses, em medida que busca adequar o quadro da empresa estatal ao seu orçamento previsto para este ano. O corte dá continuidade à redução de custos implementada no último ano, quando outros 10 mil profissionais foram dispensados.
Estatal mexicana enfrenta crise. |
Segundo reportagem do jornal La Jornada, a nova demissão em massa teve início previsto para o último mês de dezembro. O corte foi apresentado em um comunicado oficial enviado pelo diretor-geral da empresa, Emilio Lozoya, ao subdiretor de orçamento da petroleira, Mario Govea Soria.
No total, a Pemex deve cancelar contratos de forma definitiva com 10.533 funcionários. A estatal mexicana conta hoje com uma soma de 142.976 empregados, valor já reduzido em relação aos 153.085 que trabalhavam para a empresa em dezembro de 2014.
O objetivo da companhia, que também vem reduzindo investimentos para aliviar seu caixa, é tornar suas operações mais enxutas com a meta de se manter competitiva no mercado de petróleo e gás. Com o corte, a diretoria pretende “alinhar a estrutura organizacional e ocupacional com os recursos orçamentários autorizados no orçamento de serviços a funcionários previsto no exercício fiscal de 2016″, afirma o comunicado.
Fonte: http://www.petronoticias.com.br/archives/79482