MINISTRO SAUDITA DEFENDE COOPERAÇÃO ENTRE NAÇÕES PRODUTORAS PARA RECUPERAR PREÇO DO PETRÓLEO.

A queda acentuada do preço do barril de petróleo vem dificultando a retomada de investimentos na indústria global, mas a expectativa é de que o mercado se recupere a médio prazo. A cooperação entre grandes produtoras mundiais deve trazer uma nova estabilidade ao setor de óleo e gás, afirmou nesta semana o ministro de petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi (foto). Ao passo que amplia sua produção e mantém baixa a cotação do barril, a região do Oriente Médio também vem sendo fortemente impactada pela crise no segmento e avalia um novo cenário para a indústria.

O cenário não permite boas expectativas e não vem sendo diferente para a Arábia Saudita, que já avalia vender ativos da petroleira estatal Saudi Aramco. O país, principal liderança da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), sofre impactos financeiros com a menor arrecadação com vendas externas do insumo.

A indústria saudita vem ampliando sua produção e impulsionando o baixo preço do barril para garantir fatias de mercado, mas traça perspectivas de mudança para o futuro. “O mercado de petróleo já testemunhou, ao longo de sua história, períodos de instabilidade, flutuação de preços e ciclos petro-econômicos. Este é um deles”, afirmou al-Naimi.

“Forças do mercado, assim como a cooperação entre nações produtoras, levam sempre à restauração da estabilidade. Isso, no entanto, leva um tempo”, aponta o ministro. Segundo ele, a perspectiva é de novos arranjos no mercado internacional devem levar à recuperação do preço do barril.

Fonte: http://www.petronoticias.com.br/archives/79186
Próximas
« Prev Post
Anteriores
Next Post »