PETROBRAS DESPENCA, E CHEGA AO 2° LUGAR DAS MAIS DESVALORIZADAS ENTRE AS 30 MAIORES PETROLEIRAS DO MUNDO:

Preço do petróleo cai, ações da Petrobras despencam. Essa é a rotina da estatal nos últimos meses e até aí, nenhuma novidade. Mas um levantamento revela que as ações da Petrobras tiveram a segunda maior queda entre as principais petroleiras do mundo nesse período de baixa do petróleo.
Petrobras fica em 2° no ranking de desvalorização das petroleiras mundiais. 

O levantamento feito pela provedora de informações empresariais Thomson Reuters Eikon, a pedido do portal de notícias "EXAME.com", mostra o valor de mercado que cada uma das 30 maiores petroleiras do mundo perdeu ou ganhou a partir de 2014.

Entre as 30, apenas quatro ganharam valor no período. A maior petroleira do mundo, Exxon Mobil, perdeu 31% de seu valor de mercado entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016.

Nesse período, a Petrobras encolheu 35 bilhões de dólares em valor de mercado, ou 68% de seu valor desde o início de 2014. A queda só não é maior do que a da colombiana Ecopetrol, que no período perdeu mais de 75% do seu valor de mercado.

Essas duas empresas têm, em comum, o fato de enfrentarem outros problemas além da desvalorização do petróleo. A avaliação de analistas é que, nestes casos, a queda no preço da commodity foi “a cereja do bolo” de problemas internos.

A Petrobras enfrenta uma dívida bruta que alcançou o valor de 127,5 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2015. A estatal é constantemente criticada por analistas e investidores que acreditam que a empresa não tem realizado desinvestimentos suficientes. Além disso, os papéis da petroleira também foram bastante impactados pela Operação Lava Jato.

“Se o problema da Petrobras fosse apenas o petróleo, ela seria bastante pressionada. Mas não enfrentaria quedas tão grandes nas suas ações”, explica Bruno Piagentini, analista da Coinvalores

A Ecopetrol fez uma série de investimentos nos últimos anos. A esperança era encontrar grandes poços de petróleo na Colômbia, que faz fronteira com a Venezuela, país que tem as maiores reservas dessa commodity no mundo. Mas os promissores poços até hoje não foram encontrados.

Em 2015, a meta original de produção da Ecopetrol era de 1 milhão de barris de petróleo por dia, mas foi reduzida para 760 mil barris. Para se ter uma ideia, em 2015 a produção média da Petrobras foi de 2,128 milhões de barris por dia.

Confira abaixo o resultado completo do levantamento. Os valores de mercado de janeiro de 2016 são referentes as cotações das ações até dia 20 de janeiro:



Petróleo em queda:

A queda do preço do petróleo tem uma série de "culpados". Em especial, está o aumento da produção dessa commodity, principalmente nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que lugares como Europa e Ásia diminuíram a demanda.

Outra fator importante foi a recusa, no fim de 2014, das nações que fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em reduzir seu teto de produção, independentemente do preço no mercado internacional.

Com tudo isso, hoje a produção de petróleo é maior do que a procura e os estoques estão bastante elevados.


Fonte: http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/petrobras-tem-a-2a-maior-perda-entre-30-maiores-petroleiras
Próximas
« Prev Post
Anteriores
Next Post »