A Petrobrás anunciou uma nova revisão dos preços dos combustíveis, seguindo a política de preços estabelecida pela empresa em outubro de 2016. Desta vez o Grupo Executivo de Mercado e Preços decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 5,1%, em média, e da gasolina em 1,4%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir desta sexta-feira. A estatal reafirmou a sua decisão de fazer uma revisão nos preços a cada 30 dias. Os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional e estão alinhados com os objetivos do plano de negócios da Petrobrás 2017/2021.
Petrobras anuncia redução no preço dos combustíveis |
A decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na competitividade da Petrobrás no mercado interno e pela redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, especialmente do diesel, que registrou uma elevação de estoques em função de um inverno menos rigoroso que o inicialmente previsto no hemisfério norte.
A liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores. Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro, em média, e a gasolina, 0,4% ou R$ 0,02 por litro, em média.